Como funciona o controle de acesso eletrônico?
Os equipamentos de controle de acesso eletrônicos ou digitais funcionam com base em um mesmo princípio. Um usuário é cadastrado no equipamento e um nível de permissão lhe é atribuído utilizando uma ou mais funcionalidades para a identificação. Então, sempre que o acesso for requisitado, o equipamento sozinho autenticará o usuário por meio da funcionalidade escolhida no cadastro (biometria por impressão digital, senha pessoal ou cartão de ponto, por exemplo). Caso tenha a permissão necessária, seu acesso será garantido (integrando o equipamento de controle com fechaduras, portas e outros dispositivos que são liberados com a autenticação). Se não, o sistema registrará a tentativa fracassada e emitirá um alerta.
Quando há múltiplos equipamentos de controle integrados, para um mesmo usuário, alguns acessos podem ser permitidos e outros não. Desse modo, a pessoa deve ser cadastrada uma única vez e sua permissão trabalhada no sistema conforme a necessidade. Alarmes contra violação dos próprios equipamentos de controle também podem ser embutidos para garantir a integridade dos equipamentos e a segurança do sistema.
Como instalar um sistema de controle de acesso automatizado?
É possível instalar um sistema de controle de acesso em qualquer local que conte com uma fonte de alimentação elétrica. Assim, basta ligá-lo à rede de eletricidade e integrá-lo ao dispositivo de fechamento que funcionará com a restrição de acesso (porta com eletroímã, fechadura eletromecânica ou magnética, por exemplo).